Por que orgânicos?

Produzidos através de rigorosos padrões de produção orgânica, um produto orgânico certificado é o mais claro sinal de que um bem maior para o meio ambiente e a sociedade foi atingido.

Conheça melhor os benefícios da produção orgânica, clicando no material ao lado desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

© 2009 Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento. Todos os direitos reservados.  

Por que orgânicos?

Motivo #10: Certificação é garantia!

O selo de certificação dá confiabilidade à um produto orgânico: é a garantia de que ele foi produzido conforme os padrões de manejo e qualidade mundialmente exigidos para os orgânicos. Ele só é concedido para processos de produção que não utilizem quaisquer defensivos químicos, fertilizantes minerais industrializados ou organismos geneticamente modificados (OGMs).

 

Além disso, tais processos devem promover o equilíbrio ecológico nos campos de cultivo, e a empresa deve exercer impacto social e econômico positivos sobre a comunidade em que atua. A Usina São Francisco foi a primeira no Brasil a receber uma certificação internacional, em 1997.

 

A certificação de uma produção vegetal, animal ou industrial indica que foram realizados os seguintes trabalhos:

 

01. Visitas periódicas de um inspetor no local de produção;
02. Avaliação do relatório de inspeção por um conselho formado por agricultores, processadores, acadêmicos, técnicos e representantes de consumidores;
03. Análise residual para verificar o nível de pureza do produto;
04. Aprovação da unidade de produção, segundo padrões de qualidade orgânica.

Motivo #9: Reduz o Risco de Erosão do Solo

A erosão do solo é um processo natural, responsável pela alteração do relevo terrestre desde a sua formação. Todavia, as ações do homem estão acelerando este processo de forma nociva, através da ocupação incorreta do solo, ao expô-lo indevidamente às intempéries e a agentes químicos que contribuem para sua desestruturação.

 

Na produção orgânica, a integração de técnicas diversas como a permanente cobertura do solo com canaviais e suas palhas ou com as culturas em rotação, a fertilização com compostos orgânicos a preservação de sua vida promovida pela eliminação do uso de agrotóxicos e o extremo cuidado para evitar a sua compactação, ao mesmo tempo em que reconstituem e até melhoram sua fertilidade natural, tornam-no extremamente resistente à erosão.

Motivo #8: Ajuda Pequenos Agricultores

Grande parte dos produtos orgânicos é originada de pequenos núcleos familiares que têm na terra sua única forma de sustento. Ao manter o solo fértil e saudável, o cultivo orgânico dá ao homem o que plantar, revitalizando as propriedades rurais.

 

Além disso, a Usina São Francisco, detentora da marca Native, possui a certificação Fair Trade e segue as práticas de comércio justo, promovendo o desenvolvimento socioambiental das comunidades da região.

Motivo #7: Qualidade da Água

Os insumos químicos e agrotóxicos utilizados na agricultura convencional vão além de eliminar as pragas existentes nas plantações. Eles se infiltram no solo onde são depositados, alcançando os lençóis freáticos e poluindo os rios e lagos.

 

Com a produção orgânica, que garante a ausência de qualquer insumo químico, a boa qualidade da água está garantida!

Motivo #6: Restaura a Biodiversidade

A agricultura orgânica, isenta da utilização insumos químicos e agrotóxicos, respeita o equilíbrio da natureza, do solo e dos animais. Com a prática da produção orgânica da cana-de-açúcar, a Native já criou condições de vida para 340 espécies diferentes de mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

 

Para nós, uma agricultura sustentável é aquela que gera biodiversidade ao resgatar o equilíbrio ecológico das fazendas, exercendo impacto social e econômico positivo sobre a comunidade. Esse é o jeito Native de ser uma empresa amiga da Biodiversidade.

 

Nas nossas embalagens de açúcar orgânico você encontra alguns dos animais da fauna brasileira presentes em nossas fazendas certificadas, como a suçuarana (onça parda), o falcão de coleira e o beija-flor preto.

 

Clique aqui http://www.nativebiodiversidade.com.br e conheça mais sobre a biodiversidade da Native e todas as espécies encontradas em nossas áreas de cultivo.

Motivo #5: Protege Futuras Gerações

Vamos parar um pouco para pensar na cadeia de produção dos alimentos orgânicos. Para cultivar um produto orgânico, os solos devem ser devidamente preparados para isso, utilizando-se, por exemplo, da rotação de culturas e fertilização com compostos orgânicos. Estes solos são ricos e balanceados com adubos naturais e longe (muito longe!) de insumos químicos, não correndo o risco de contaminar o ar, o solo, a água, os animais ou as pessoas.

 

Além disso, a permanente cobertura do solo com canaviais e suas palhas ou com as culturas em rotação reduz a perda de água por evaporação, além de elevar as capacidades de retenção e de infiltração de água no solo pelo acúmulo de matéria orgânica e pela reconstituição de sua bioestrutura, ou seja, porções equilibradas de terra, água, ar, matéria orgânica e vida no solo, garantindo a qualidade da água ao mesmo tempo em que evita sua contaminação.

 

Clique aqui http://www.nativealimentos.com.br e conheça mais sobre nosso compromisso com o meio ambiente.

Motivo #4: Livre de OGM (GMO FREE)

Você sabe o que é OGM? São Organismos Geneticamente Modificados, ou seja, toda entidade biológica cujo material genético foi alterado de uma maneira que não ocorreria naturalmente. É daí que vem a definição de transgênicos: organismos que foram modificados para serem mais resistentes à pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas, gerando perda de biodiversidade, empobrecimento dos solos, estimulando o aparecimento de superpragas, sem contar as diversas consequências à saúde humana.

 

E como você, consumidor, pode ter certeza que nossos produtos são livres de OGM? É fácil: a certificação orgânica faz isso por você. Todos os nossos produtos são auditados e certificados pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg) e possuem um selo estampado nas embalagens, o qual comprova que aquele produto segue todas as diretrizes da produção orgânica. Fonte: Ministério da Agricultura e http://www.onlyorganic.org/

 

Saiba mais sobre nossas certificações em: http://goo.gl/A8h8eI

Motivo #3: Mais Nutrientes

Estudos divulgados recentemente descobriram que frutas, vegetais e grãos cultivados organicamente têm uma maior concentração de antioxidantes. E o que isso significa para você, consumidor? Significa que, além de não conter resíduos de insumos químicos, os produtos orgânicos são mais nutritivos! Ótimo, não é? 

 

Fonte: Only Organic: http://www.onlyorganic.org/

Motivo #2: Mais Sabor

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de sabor! Todo mundo adora uma comida gostosa com gosto de comida de verdade, e não aquele gosto artificial, não é mesmo? Pois fiquem sabendo que os produtos cultivados organicamente são sempre mais saborosos! O sabor e o aroma dos alimentos ficam mais intensos devido ao fato de que, durante a produção, eles não entraram em contato com agrotóxicos ou produtos químicos que tendem a alterar essas características do produto.

Motivo #1: Mais Saúde

O motivo nº 01 é a redução nos problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Hoje em dia estão cada vez mais evidentes os males à saúde causados pelo contato com agrotóxicos, tanto para o trabalhador lá no campo quanto para quem consome o alimento cultivado com insumos químicos. Com os produtos certificados orgânicos você pode ficar tranquilo: são todos livres de substâncias químicas tóxicas.